No nordeste, no município de Aratuba – CE e no sudeste no Complexo da Maré – RJ, as unidades do CADI Aratuba e Maré oferecem ações que promovem o fortalecimento das perspectivas de um futuro para centenas de crianças e adolescentes com iniciativas direcionadas ao preenchimento de lacunas educacionais ampliadas pós Pandemia por Covid 19.
A cada ano, milhares de meninos e meninas são privados do acesso à educação no Brasil. Diversos estudos demonstram que a violação desse direito básico assegurado pela Constituição tem consequências sobre muitos aspectos da vida, como: menor empregabilidade, redução da produtividade, da longevidade e da qualidade de vida, maior exposição a atividades de risco e empoderamento limitado para a participação na vida comunitária e cívica. A situação é tão alarmante que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) fez um alerta: é urgente priorizar a educação no país.
Para mudar esse cenário, o Projeto Um Toque de Esperança é, realizado em Aratuba – CE, e tem a finalidade de fortalecer o protagonismo de crianças e adolescentes, contribuir para sua formação cidadã e para o desenvolvimento de competências pessoais por meio das oficinas esportivas, culturais, reforço escolar e de práticas de leitura.
Destacamos a seguir a história da Bruna Rafaela, de 8 anos, que frequentou as atividades do Projeto no CADI Aratuba durante o ano de 2023. Bruna teve um excelente desenvolvimento no decorrer do ano, pois quando iniciou as atividades não sabia ler, conhecia apenas as famílias silábicas, e durante o ano desenvolveu a escrita e a leitura.
Wilton Varelo, coordenador do CADI Aratuba destaca que “Bruna é uma criança carinhosa, meiga e muito sociável, e que ao longo do ano ampliou suas atitudes de cooperação com os colegas e educadores, podemos concluir que a Bruna teve muitas transformações positivas no decorrer do ano que passou”.
No Complexo da Maré, o Projeto Fortalecendo as Redes da Educação, atendeu 40 crianças, entre elas o Ítalo Bryan, que era aluno do 1 ° ano do Ensino Fundamental 1, da Escola Municipal IV Centenário, atendido nas oficinas de Reforço Escolar e Muay Thai, desde 2022.
Em 2022, ele se inscreveu no projeto com muitas faltas na escola e que se estenderam também nas atividades do Cadi, e isso dificultou um pouco o início do processo de trabalho com ele. No decorrer do ano este indicador foi mudando, e ele passou a ter frequência, tanto na escola, quanto no Cadi e o Ítalo encerrou o ano de 2022 alfabetizado, lendo frases curtas e interessado pela leitura.
Em 2023, agora já no 2º ano, frequente nas atividades de reforço escolar e muay thai, ele se desenvolveu ainda mais na escrita, leitura e interpretação, e nas demais áreas, fruto também das oficinas de Muay Thai e Cidadania.
Viviane, coordenadora do CADI Maré destaca que: “ele manteve o interesse pela leitura, continuamos a acompanhar a família quanto a importância da frequência escolar e o mesmo encerra o ano de 2023, sendo destaque, lendo livros pequenos, resolvendo problemas matemáticos e avançando de forma admirável no aprendizado.”