Conheça as expectativas dos coordenadores das unidades do CADI Brasil para 2023

por | mar 1, 2023 | Uncategorized

O trabalho do CADI impacta a vida de inúmeras famílias pelo Brasil. São crianças, adolescentes, mães, pais e outros cuidadores que vivem em regiões precárias e que encontram acolhimento e apoio nas unidades da organização. Em 2022, os projetos de cidadania, educação, profissionalização, esporte, cultura realizados pela organização levaram esperança e melhores condições de vida para essas famílias. O ano foi marcado pela retomada das atividades presenciais da ONG após os períodos mais críticos da pandemia. 

Em junho, o CADI localizado em Valença (BA) realizou a primeira aula do Projeto Investindo em mim, isso vai ter um retorno, cuja atividade principal oferece cursos de qualificação profissional para adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, que vivem  em situação de vulnerabilidade social. A unidade retomou também o Projeto Teclife, que oferece oficinas de robótica para o fortalecimento da aprendizagem e empoderamento de crianças e adolescentes, e teve seu trabalho reconhecido com o Prêmio Melhores do Ano 2021, concedido pela Casa do Empresário de Valença. 

No mesmo mês, depois de dois anos de intervalo, o Escritório Nacional do CADI voltou a executar de forma presencial o SEDEC Imersão, formação direcionada a empreendedores sociais cristãos, com uma jornada de aprendizagem sobre empreendedorismo social e desenvolvimento comunitário, no município de Fazenda Rio Grande (PR) para pessoas de todo país. 

A ONG ingressa em 2023 repleta de disposição para colher bons resultados e impactar ainda mais famílias brasileiras. O CADI Maré (RJ) trabalha para finalizar em Maio, o Projeto Maré Ativa, financiado pelo governo Federal, concluindo as atividades de forma excelente, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos. Além de se preparar para apresentar ao poder público e a sociedade em geral uma prestação de contas transparente, que tornem conhecidos os resultados positivos gerados na comunidade, e contribua para a sustentabilidade organizacional, promovendo o acesso à recursos públicos e privados. Segundo Viviane Tinoco, coordenadora da unidade, a organização almeja encerrar as atividades, entregando ótimos resultados, comprovando seu impacto e as transformações sociais. Vinicius Porto, coordenador do CADI em Valença (BA) também deseja conquistar novos editais que promovam a sustentabilidade financeira da organização, além de aprimorar os atendimentos da instituição por meio de projetos executados com excelência por uma equipe fortalecida e engajada.

Esporte

Em Fazenda Rio Grande (PR), o foco será o atendimento de 300 crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, participantes do Projeto Escola de Oportunidades, através de oficinas esportivas, nas modalidades de ginástica acrobática, rugby, karatê, muay thai e futebol. “Além dessas oficinas, as crianças e adolescentes passam pela nossa temática transversal, que trabalha o conhecimento e a garantia de direitos, e também por grupos psicoterapêuticos. As mães, responsáveis pelo desenvolvimento de nossos alunos, também participam de um grupo chamado REVIVER, com atividades de garantia de direitos e desenvolvimento da mulher como um todo. Esperamos que este ano traga inovação, descobertas de novas demandas da comunidade e que a gente consiga ter sabedoria, consciência, inteligência e estratégia para alinhar o que Deus tem para a comunidade através dos nossos projetos e do que a comunidade tem nos falado’’, afirma Danilo Ladentim, coordenador do CADI em Fazenda Rio Grande (PR).

Capacitação profissional e combate à evasão escolar

O CADI Gaibu (PE) irá se concentrar na educação, principalmente em ampliar a profissionalização dos jovens atendidos no local. “Nossa expectativa para este ano é atuar de forma mais abrangente com os jovens na parte de profissionalização. Com apoio de um edital do governo do Estado, poderemos implementar, na região das praias, o curso de informática básica, uma vez que nessa região, no Cabo de Santo Agostinho, não existe a oferta de nenhum curso particular ou gratuito de informática básica para os nossos jovens. Estamos bem animados com essa perspectiva e por continuar com nossas crianças, praticando surf e fazendo encontros sistemáticos com as famílias. Nosso foco principal será na qualidade da educação pós-pandemia. Estamos participando também de uma experiência em rede com o Itaú Social para trabalhar a questão da evasão escolar”, afirma Priscilla Barreiras, coordenadora da unidade.

O CADI Aratuba (CE) pretende atender cerca de 80 crianças e adolescentes no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, promovendo acesso através do Projeto Um Toque de Esperança, às oficinas de reforço escolar, modalidades esportivas, curso de informática e  música. Para os  adolescentes, a organização continuará com o Projeto Capacita Aí, promovendo a qualificação dos atendidos para o mercado de trabalho. O coordenador da unidade, Wilton Varelo, aponta que a organização atenderá a comunidade de Matas, que fica na zona rural de Aratuba, e trabalhará para garantir a promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes do município.

Já o CADI Camaçari (BA) tem se empenhado em aumentar sua ação em rede e fortalecer parcerias para o atendimento das comunidades em seu entorno. Uma delas é a comunidade Parque das Palmeiras, onde devem ser implementadas duas novas oficinas de jiu jitsu e balé. “Queremos estruturar nossa oficina com crianças de quatro a seis anos. Estamos também com uma frente de trabalho com o projeto Eu lidero, em parceria com a Oliveira Foundation, em que trabalharemos com 20 adolescentes e jovens com conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional’’, relata Rodrigo Dias, coordenador do CADI em Camaçari (BA)”.

Sobre o CADI Brasil

O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil) é uma coalizão de organizações sociais cristãs que atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família por meio do desenvolvimento comunitário em regiões em situação de vulnerabilidade social. Fundado em 1994, o CADI possui um programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes, atua em ações emergenciais para o enfrentamento à fome e desenvolve projetos sociais com interface na cultura, educação,  esportes, formações técnicas e profissionais,  com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos beneficiados. A OSC atua em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO),  Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE). Mais informações: https://cadi.org.br/

Compartilhe esta notícia:

Contato

Estamos aqui para responder às suas perguntas. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

ESCRITÓRIO NACIONAL

Av. Holanda, 155 – Nações
CEP: 83.823-208
Fazenda Rio Grande/PR

Telefone: (41) 99792-0034

contato@cadi.org.br

NOSSAS REDES SOCIAIS