Projeto Maré Ativa contribui para o aumento da autoestima, disciplina e frequência escolar de crianças e adolescentes

por | mar 23, 2023 | Uncategorized

O impacto do CADI na região do Complexo da Maré (RJ) tem sido amplamente reconhecido pelas famílias atendidas pelo Projeto Maré Ativa, iniciado em junho de 2022 e que será encerrado em abril deste ano. A organização aplicou um formulário avaliativo com os pais e/ou responsáveis  das crianças e adolescentes atendidos pela iniciativa e 96% dos entrevistados reconheceram os benefícios das atividades do projeto. Destes, 73% afirmaram que as atividades são muito boas para a vida dos seus filhos e 23% disseram que são boas.

Os alunos do projeto também foram avaliados em relação ao seu grau de satisfação e desenvolvimento: 93% deles reconheceram que as atividades do CADI Maré contribuem para a melhoria de seus relacionamentos interpessoais. Destes, 80% declararam que as atividades contribuem muito para os relacionamentos e 13% disseram que contribuem mais ou menos para isso; 98% dos alunos afirmaram que o Maré Ativa ajuda no seu bem-estar. Destes, 91% declararam que a iniciativa contribui muito para a disposição, melhora física e humor.

Questionados sobre a oficina de cidadania, 93% dos alunos disseram que os encontros os ajudam a compreender melhor seus direitos e deveres, sendo que 82% deles reconheceram que as atividades os auxiliam nisso de maneira significativa e 11% afirmaram que a oficina contribui mais ou menos.

Melhorias comportamentais

Os parceiros da execução do projeto também foram entrevistados para saber seu nível de satisfação com os resultados obtidos. Todos reconheceram uma melhoria expressiva no comportamento das crianças e adolescentes atendidos pelo Maré Ativa e ressaltaram que a atenção, a disciplina e a autoestima dos alunos cresceram. Além disso, 66,7% notaram diferença no comportamento dos alunos na escola e/ou em sala de aula depois da participação nas oficinas do Maré Ativa e perceberam o aumento na frequência escolar.

Realizado em parceria com o Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Esporte, o Projeto Maré Ativa atende 250 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que residem no Complexo da Maré. O projeto proporciona acesso a modalidades esportivas, como muay thai, acrosport, judô, balé, capoeira, tênis de mesa e jiu jitsu, a oficinas culturais e de cidadania que contribuem para o fortalecimento das competências socioemocionais das crianças e adolescentes, preparando-os para lidar com os desafios e exigências da vida em sociedade, incluindo temas importantes como direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), equidade de gênero, combate à violência contra criança e adolescentes, entre outros.

Laços familiares

Outra preocupação do Maré Ativa é fortalecer os vínculos familiares. Por isso, uma das atividades é direcionada especialmente para os responsáveis pelas crianças e adolescentes. Os Encontros com Pais e Responsáveis ocorrem a cada 15 dias e são espaços de diálogo e apoio às famílias atendidas no Projeto Maré Ativa, ajudando a estabelecer vínculos saudáveis no ambiente doméstico e impactando no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Os encontros contam com a participação ativa de 20 mães e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes e apresentam temas variados como a questão de ser mulher, cidadania e documentação civil, saúde emocional, educação, geração de renda e a importância dos pais e responsáveis no desenvolvimento escolar dos filhos.

Entre os aprendizados do projeto, um dos destaques foi a busca de formas de estimular a frequência e participação das crianças e adolescentes nas oficinas de cidadania.  Uma das formas planejadas pela equipe do projeto, foi o oferecimento de lanche, através de parceria com comércios locais. O fato de oferecer uma refeição após a atividade gerou melhores índices de adesão e frequência.

“Este resultado positivo mostra o quanto somos capazes como organização de desenvolver um trabalho de excelência para a comunidade, oferecendo uma boa estrutura, oficinas e educadores de qualidade.  Essa estrutura só é possível quando temos recursos para desenvolver as atividades. Nossa expectativa para o encerramento do projeto é de conseguir, através destes 11 meses, plantar uma semente de esperança, de sonhos, porque o CADI está ali não só para transformar vidas, mas também para potencializar sonhos e vocações no coração de cada criança. As rodas de conversa com as famílias também têm sido experiências muito boas e esperamos que as reflexões feitas ali permaneçam”, afirma Viviane Tinoco, coordenadora-executiva do CADI Maré.

Compartilhe esta notícia:

Contato

Estamos aqui para responder às suas perguntas. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

ESCRITÓRIO NACIONAL

Av. Holanda, 155 – Nações
CEP: 83.823-208
Fazenda Rio Grande/PR

Telefone: (41) 99792-0034

contato@cadi.org.br

NOSSAS REDES SOCIAIS