Recentemente, as unidades do CADI de Aratuba (CE), Cabo de Santo Agostinho (PE) e Complexo da Maré (RJ) iniciaram o Projeto Capacita Aí, direcionado à qualificação profissional de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos que vivem em comunidades vulneráveis. Desenvolvido em parceria com a escola de negócios Voitto, o projeto piloto tem duração de 12 meses e é voltado para estudantes da rede pública de educação e possui modelo híbrido, com aulas presenciais e on-line. No entanto, mesmo na modalidade on-line, os participantes precisam estar nas dependências das unidades de intervenção social do CADI para acessar o conteúdo.
O objetivo do Capacita Aí é desenvolver as competências pessoais de 45 adolescentes e jovens através de cursos e mentorias, promover o aprendizado técnico por meio de vivências e cursos para sua capacitação profissional e contribuir para sua permanência na escola até a conclusão do Ensino Médio.
Dados do IBGE apontam que, em 2021, a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos era de 22,8%, enquanto a da população em geral alcançava 11,1%. O Brasil tinha cerca de 12 milhões de desempregados, e a maior desocupação estava na faixa etária de 14 a 17 anos, correspondente a 37,2%. Segundo o Ministério da Economia, mulheres jovens com pouca qualificação têm menos chance de encontrar um emprego e a evasão escolar é oito vezes maior entre jovens de famílias mais pobres.
Com base nestes e em outros dados, o projeto Capacita Aí foi criado para que adolescentes e jovens de comunidades pobres, em situação de vulnerabilidade e/ou risco social, tenham acesso a espaços e metodologias qualificadas de capacitação.
“Nossa expectativa é que com a permanência do adolescente e jovem na escola até a conclusão do Ensino Médio, com maior compreensão vocacional e perspectiva de ingresso em cursos técnicos e/ou graduação, aliada às formações oferecidas pelo CADI e pela Voitto tendem a contribuir para o ingresso e a permanência no mercado de trabalho de forma regularizada, evitando a exploração do trabalho infantil, subempregos e subsalários e, em longo prazo, contribuindo para a ampliação da renda familiar”, afirma Carla Andrade, gerente de operações do CADI.
Com mais de 100 horas de conteúdo, o Projeto Capacita Aí possibilita o fortalecimento das competências pessoais, com uma grade cedida pela Voitto com temas como gestão de tempo, fundamentos da liderança, técnicas de persuasão e negociação, entre outros. Há também cursos voltados para o aprendizado técnico. Os assuntos são selecionados de acordo com a localização e o contexto dos municípios onde os beneficiários residem e podem variar desde Atendimento ao Cliente até Introdução Lean Manufacturing.
A formação conta com o acompanhamento presencial de um facilitador que apoia o processo de aprendizado e o avanço dos alunos no percurso de cada formação. O CADI também oferece mentorias para a orientação vocacional com a participação de uma psicóloga especialista na área com o intuito de auxiliar o sucesso dos beneficiários no mercado de trabalho.