Parceria entre CADI e Arteris resulta em projeto de combate à violência contra crianças e adolescentes

por | out 23, 2023 | Uncategorized

Ações proporcionam ainda oficinas de cidadania e prática esportivas para 80 jovens de Fazenda do Rio Grande

A Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias, é parceira do CADI Fazenda Rio Grande na execução do Projeto Escola de Oportunidades, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos, através da execução de ações que permitam a melhoria da qualidade de vida, o exercício da cidadania, promoção de direitos e participação social.  Entre setembro de 2023 a agosto de 2024, o atendimento será oferecido para 80 crianças e adolescentes. Para que os resultados de transformações sejam alcançados nas comunidades, parcerias como esta são essenciais, pois os problemas sociais são complexos, e, portanto, só podem ser enfrentados com conjunção de esforços e atuação estratégica. 

O projeto oferecerá oficinas esportivas nas modalidades de ginástica acrobática e Muay Thai, além da oficina com temáticas transversais que permitem a ampliação do conhecimento dos direitos humanos, o enfrentamento de violência contra crianças e adolescentes, educação no trânsito e cultura de paz e a valorização da vida. As atividades intencionais contribuem para o desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais dos atendidos.

O esporte é, de fato, capaz de contribuir para o alcance de inúmeros benefícios na vida das crianças e adolescentes. Além dos ganhos na área física, a prática esportiva contribui para o desenvolvimento cognitivo, das capacidades pessoais e sociais. É o que apresenta o UNICEF, afirmando que “além de fazer bem à saúde, (o esporte) contribui para melhorar a autoestima, o equilíbrio físico e psíquico, a capacidade de interação social, a afetividade, as percepções, a expressão, o raciocínio e a criatividade.” 

O CADI acredita que a prática de esporte contribui ainda para ampliar horizontes e perspectivas saudáveis para o futuro. Todas essas contribuições que o acesso ao direito ao esporte promove, têm sido vivenciadas pela Eduarda Pscheidt, que nasceu em Curitiba (PR), sempre teve uma vida cheia de desafios a superar juntamente com a sua família. E em 2016, aos 10 anos, Eduarda conheceu o CADI Fazenda Rio Grande, que contribuiu para que ela tivesse acesso à prática de diversos esportes e oficinas que promovem o aprendizado da cidadania. Ela acabou se apaixonando pelo Karatê, sua garra foi tamanha, que logo se destacou nesta modalidade. Hoje, aos 17 anos, Eduarda é campeã no Pan Americano de Karatê-do Tradicional nas modalidades em que compete, faz parte da equipe de arbitragem na Federação Paranaense de Karatê e na Confederação Nacional, além de já ter experiências internacionais em seu currículo.

Em seus depoimentos, ela sempre ressalta a importância de estar no CADI Fazenda, e o que isso representa em sua vida, pois “não imaginava um dia estar em competições tão acirradas e importantes”, diz.

O CADI Brasil é uma Coalizão de organizações sociais, que juntas trabalham para potencializar sonhos e vocações, atuando prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família. Fundado em 1994, existe para combater as situações de vulnerabilidade e risco social vivenciadas por crianças e adolescentes que vivem em comunidades pobres no Brasil. 

Para saber mais sobre o CADI, e como você pode contribuir para que centenas de crianças e adolescentes tenham suas histórias transformadas, visite o Como Doar em nosso site cadi.org.br

Compartilhe esta notícia:

Contato

Estamos aqui para responder às suas perguntas. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

ESCRITÓRIO NACIONAL

Av. Holanda, 155 – Nações
CEP: 83.823-208
Fazenda Rio Grande/PR

Telefone: (41) 99792-0034

contato@cadi.org.br

NOSSAS REDES SOCIAIS