Parceria entre Arteris e CADI Fazenda Rio Grande, fortalecem para cerca de 350 crianças, adolescentes e famílias atendidas pela organização, assim como para a sociedade em geral, a importância do Maio Laranja e Maio Amarelo
Você sabia que além do Dia das Mães, o mês de Maio vem colorido de amarelo e laranja?
O Maio Laranja combate situações de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, e o Maio Amarelo trata do Movimento Internacional de Conscientização para a Redução de Acidentes de Trânsito.
Uma das principais ações para a promoção dos direitos humanos e participação social realizadas pelo CADI, se desdobra em duas Campanhas realizadas neste mês. Ambas, em parceria com a Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias.
Sobre o Maio Amarelo
O CADI começou o mês com a Campanha em torno do Maio Amarelo, realizada de 02 à 17 de maio, conscientizando as crianças e adolescentes atendidas pela organização sobre o Movimento Internacional de Conscientização para a Redução de Acidentes de Trânsito, com a construção de uma mini cidade, realizada pelas próprias crianças para vivência dos papéis do pedestre e dos carros no trânsito. Além da realização de palestras com a participação da Angelita Meinci dos Passos, 45 anos, Analista de Responsabilidade Social da Arteris, que salienta que as palestras são de extrema importância para conscientização e mobilização e redução de acidentes no transito diminuindo assim as fatalidades e mortalidade e nada melhor do que iniciar a conscientização na com as faixa a faixa etária que o CADI atende.
“Estamos muito feliz tanto eu quando a equipe de socorristas da Artéris de poder dividir esta palestra leve mais muito informaitva.” Comenta ela.
Cabe destacar que a cor amarela, faz referência ao estado de “atenção” numa simbologia à sinalização de advertência. E o mês de maio foi escolhido porque em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança do Trânsito, que tinha como meta reduzir em 50% os acidentes de trânsito no Brasil e no mundo.
Sobre o Maio Laranja
Na segunda quinzena do mês, a partir do dia 18 de maio, o CADI iniciou os trabalhos com a Campanha Maio Laranja, realizando oficinas que se iniciam no referido mês e se estendem pelos meses seguintes, abordando os direitos das crianças e adolescentes, equipamentos de garantia e defesa de direitos, tipos de violação de direitos e meios para a antecipação à situações de abuso e exploração sexual, assim como meios para denúncia de situações de violações de direitos conhecidas, através de canais dentro da própria organização ou pelo Disque 100.
Além das oficinas o CADI realizou, ainda no mês de Maio, um evento mobilizador denominado “Vacinação pelos os Bons Tratos”, uma metodologia compartilhada pelo Programa Claves Brasil, onde as crianças e adolescentes são protagonistas na sensibilização especialmente de adultos, sobre as situações de violência que crianças e adolescentes sofrem, vacinando-os simbolicamente com a entrega de uma bala, para que todos se comprometam em realizar atitudes que promovem bons tratos, respeitando a dignidade e integridade das crianças e adolescentes.
Cabe destacar que a Campanha Maio Laranja ocorre neste mês porque em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo, de oito anos de idade, desapareceu e seis dias depois, o seu corpo foi localizado num terreno baldio, próximo ao centro da cidade de Vitória- ES. A menina foi espancada, estuprada, drogada e morta. Seu corpo foi desfigurado com ácido. Após o julgamento dos suspeitos, os mesmos foram absolvidos e o processo do Caso Araceli foi arquivado pela Justiça.
A morte de Araceli, no entanto, serviu de alerta para toda a sociedade brasileira, exibindo a realidade de violências cometidas contra crianças e adolescentes. Pela brutalidade e truculência, a data do assassinato tornou-se um símbolo da luta contra essa violação de direitos humanos. Em 2000, por meio da Lei 9.970, foi instituído o dia 18 de maio como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”. E, em agosto de 2022, a campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, estabelecendo a realização da mesma no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
SOBRE O CADI
O CADI Brasil é uma coalizão de organizações sociais de proteção à infância, à adolescência e à família, que juntas, fortalecem o ecossistema do desenvolvimento comunitário no Brasil, rumo a uma sociedade mais justa, solidária e sustentável para as novas gerações. A Coalizão atua fortalecendo pessoas, organizações e iniciativas da sociedade civil, ensinando e aplicando tecnologias de gestão organizacional e socioambiental, agregando valor à dimensão Social do ESG de empresas e fundações.
Desde 1994 unidades do CADI combatem situações de vulnerabilidade e risco social vivenciadas por crianças e adolescentes que vivem em comunidades pobres no Brasil. Para saber mais sobre o CADI, e como você pode contribuir para que centenas de crianças e adolescentes acessem seus direitos e espaços protegidos para seu pleno desenvolvimento,, visite o Como Doar em nosso site cadi.org.br