Intervenções emergenciais e socioeducativas impactam mais de 8 mil pessoas em comunidades precárias do país

por | maio 2, 2023 | Uncategorized

Oficinas de cultura, esporte e cidadania do CADI Brasil melhoram qualidade de vida de 926 famílias 

José Mendes da Silva vivia com a família na Lagoa do Zumbi, uma das comunidades mais vulneráveis da praia de Gaibu, no município de Cabo de Santo Agostinho (PE), e mal tinha condições para a sobrevivência. Tudo mudou graças ao seu amor pelo surfe. Incentivado por um colega, José começou a participar das oficinas de ecosurfe oferecidas pelo Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral em Gaibu (CADI Gaibu).

Enquanto alguns de seus amigos se envolviam com o tráfico de drogas, ele destacou-se pela excelência em uma formação para guarda-vidas na praia e teve a oportunidade de realizar um curso com certificação internacional. No dia 2 de março deste ano, José iniciou uma nova jornada e embarcou para a Bélgica para trabalhar como guarda-vidas.

A história de transformação de José é apenas uma dentre muitas outras proporcionadas pelo CADI Brasil, coalizão de organizações sociais cristãs que atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família, por meio do desenvolvimento comunitário em regiões de vulnerabilidade social, em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO),  Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE). 

Em 2022, a coalizão atendeu 8.269 pessoas de forma direta e indireta e beneficiou 926 famílias (mais de 3500 pessoas) através de projetos com diversas atividades que fortalecem competências e vínculos familiares. Durante o ano, 16.082 serviços foram oferecidos a partir de projetos nas áreas de arte/cultura, capacitação profissional, empreendedorismo e geração de renda, cidadania, educação e saúde. Os números fazem parte do relatório anual da instituição, lançado neste mês.

“O relatório é mais do que um documento, pois representa a graça de Deus sobre nossa organização. Os números revelam mais do que informações sobre beneficiários, atendimentos e quilos de alimentos doados, mas refletem vidas humanas que foram diretamente impactadas pelo trabalho do CADI Brasil. São vitórias que nossas unidades conquistaram ao longo do ano nos territórios que atendemos”, afirma Marcel Camargo, diretor-executivo do CADI Brasil.

O CADI Brasil também ofereceu apoio emergencial por meio da distribuição de alimentos e demais itens de necessidades básicas, além de encaminhamentos para as redes de cada município. Entre alimentos, cobertores, água, gás de cozinha, kit de limpeza, kit de material escolar, presentes e lembranças, foram distribuídos 39 mil quilos e 14.600 itens para as famílias beneficiadas pela organização, que realizou campanhas de assistência social, defesa de direitos e intervenções de segurança, frente a desastres naturais.

Esporte, cultura e cidadania

Um dos principais destaques da organização foi o Projeto Maré Ativa, realizado no Morro do Timbau, no Complexo da Maré (RJ), que impactou 302 crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos. Conduzido em parceria com o Ministério da Cidadania e a Secretaria Especial do Esporte, o projeto disponibilizou  oficinas esportivas, culturais e de cidadania, trabalhou competências pessoais e sociais e realizou encontros com pais e outros cuidadores para ajudar no fortalecimento de vínculos saudáveis no ambiente familiar com o objetivo de colaborar para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Todos os beneficiários permaneceram na escola e concluíram as atividades da iniciativa, sendo que 98% das crianças e adolescentes reconheceram que as atividades auxiliaram no seu bem-estar, 93% aprenderam seus direitos com as oficinas de cidadania e observaram melhorias nos relacionamentos interpessoais após o Maré Ativa. 

Alfabetização e equidade de gênero

Em Porto Velho (RO), o Projeto Alfabetização auxiliou na redução do analfabetismo funcional, disseminou a importância da leitura e desenvolveu habilidades pessoais e interpessoais de 123 crianças e adolescentes entre 8 e 13 anos, que participaram de oficinas de reforço escolar, musicalização, lazer e recreação. Quase todo (94%) o público-alvo do projeto permaneceu na escola durante o ano letivo, 95% das crianças e adolescentes relataram melhorias na qualidade de vida e 82% aperfeiçoaram as habilidades de leitura depois das oficinas de reforço escolar. 

A atuação diversa da ONG beneficiou também 52 marisqueiras e pescadoras de Cabo de Santo Agostinho (PE). A maioria delas não é alfabetizada e possui baixa escolaridade e o Projeto Mulheres do MangueMar contribuiu com a consolidação de sua identidade produtiva, aumentou a autoestima das participantes e possibilitou o aumento de suas rendas.

Após assistirem a oficinas de beneficiamento dos pescados, de gestão financeira e análise de mercado, empreendedorismo, cooperativismo e temas transversais, 75% foram capacitadas na produção para beneficiamento dos pescados, aprenderam a melhorar a gestão do orçamento familiar e se sentiram mais confiantes.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As unidades de intervenção social do CADI Brasil gerenciam 11 projetos sociais, nas áreas de cultura, educação, esporte, geração de renda, orientação e qualificação profissional. Todos fortalecidos pela aplicação de temas transversais como cidadania, combate às drogas, combate à violência contra crianças e adolescentes, equidade de gênero, fortalecimento de vínculos familiares, e perspectivas para o futuro.

O CADI Brasil contribui para oito objetivos de desenvolvimento sustentável: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades e paz, justiça e instituições eficazes.

Sobre o CADI Brasil

O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil) é uma coalizão de organizações sociais cristãs que atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família. Fundado em 1994, o CADI existe para combater as situações de vulnerabilidade e risco social vivenciadas por crianças e adolescentes que vivem em comunidades pobres no Brasil, para tanto possui unidades de intervenção social espalhadas pelo Brasil que executam projetos   sociais relevantes em diferentes áreas: cidadania, cultura, educação e tecnologia,  esportes  qualificação para o mercado de trabalho e saúde,  com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos beneficiados. A OSC atua em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO),  Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE). Mais informações: https://cadi.org.br/

Compartilhe esta notícia:

Contato

Estamos aqui para responder às suas perguntas. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

ESCRITÓRIO NACIONAL

Av. Holanda, 155 – Nações
CEP: 83.823-208
Fazenda Rio Grande/PR

Telefone: (41) 99792-0034

contato@cadi.org.br

NOSSAS REDES SOCIAIS