O Dia de Ação de Graças é uma data muito importante para a história norte-americana, pois pessoas de todas as religiões se reúnem e dão graças às bênçãos recebidas durante o ano. Nos Estados Unidos, as famílias comemoram o dia conhecido como Thanksgiving Day com ceias fartas repletas de pratos tradicionais como peru, arroz, batatas doces e torta de abóbora. Além disso, instituições sociais costumam servir jantares de Ação de Graças a pessoas em situação de vulnerabilidade, idosos e convalescentes. O simbolismo da data é grande, pois representa uma oportunidade para realizar orações, expressar gratidão a Deus e ao próximo, ao lado de pessoas amadas.
No CADI Brasil, a data foi estabelecida para a celebração conjunta dos feitos de Deus e de nossa fidelidade a ele. É muito comum que as pessoas realizem orações que solicitam o favor e a ação de Deus, mas o agradecimento é igualmente importante e é fundamental que a gratidão ocorra sempre. Há muitos motivos para mostrarmos nossa gratidão a Deus. Entre eles estão a saúde de toda nossa equipe e colaboradores, a oportunidade de continuarmos nosso trabalho junto às famílias em situação de vulnerabilidade, oportunidades de crescimento, a coragem, a força, a perseverança e a sabedoria das nossas equipes para cumprir os desafios ao longo do ano, além do discernimento das unidades para o acolhimento das crianças, adolescentes e seus familiares no pós-pandemia.
Separamos alguns trechos das Escrituras que nos remetem à simbologia desta data tão especial:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. Jeremias 29:11
“Deem graças ao Senhor porque Ele é bom; o seu amor dura para sempre”. Salmo 107: 01
“Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”. Colossenses 3:17
Programação
Para celebrar o Dia de Ação de Graças, nossas unidades irão realizar atividades com colaboradores, voluntários, famílias e comunidades. O CADI de Camaçari (BA) servirá café da manhã e promoverá uma breve reflexão com a equipe e as crianças que frequentam o local no dia 25 de novembro. Em Gaibu (CE), ocorrerá um culto de gratidão com parceiros, conselhos, equipe executiva e os beneficiários do CADI na Igreja Anglicana, dia 26 de novembro A unidade da Maré (RJ) também fará um culto de gratidão com apresentação das oficinas no dia 28, na Igreja Batista Central, em Bonsucesso. No mesmo dia, será lançada a campanha do Dia de Doar, movimento que conecta pessoas e causas em busca de um Brasil mais solidário.
O CADI sediado em Aratuba (CE) reservará um momento de agradecimento com oração, louvor e uma palavra bíblica para estimular a reflexão sobre o Dia de Ação de Graças no dia 29. A unidade de Fazenda Rio Grande (PR) prepara um momento de confraternização com todos os alunos atendidos, familiares e colaboradores em 30 de novembro. Durante o dia, serão realizadas reflexões, brincadeiras, jogos, lanches e a Santa Ceia será compartilhada com todos.
“No mês de Novembro comemoramos a data do Dia de Ação de Graças. As datas marcadas no calendário estão lá para nos lembrar de grandes acontecimentos. Estes destaques em nossos calendários operam como marcadores de memória. Estão lá para nos lembrar de algo importante. E alguém disse que a gratidão é a alegria da memória. A gratidão sempre será encontrada no contexto de generosidade. Sempre haverá uma dádiva recebida pela qual se será grato.
O CADI está fundamentado na generosidade. Primeiro na de Deus e, por meio desta, temos sido alvo da generosidade de centenas de pessoas e empresas que nos apoiam ao longo destes 28 anos de atividade. Queremos que a alegria da lembrança de toda a generosidade que você recebeu nestes anos inunde seu coração como o nosso. Alegre-se pela vida, pelos seus amigos, pela sua família. Tudo isto é dádiva de Deus. A gratidão é uma alegria que transborda na memória”, reflete Marcel Camargo, diretor-executivo do CADI Brasil.