CADI celebra aniversário de 28 anos de intervenções sociais em regiões de vulnerabilidade

por | out 1, 2022 | Uncategorized

No dia 2 de outubro, o CADI comemora seu aniversário de 28 anos. Em quase três décadas de proteção à infância, à adolescência e à família por meio do desenvolvimento comunitário em regiões de vulnerabilidade social, somamos muitas conquistas e superamos diversos desafios. Nossa história começou em 1994 após Mauricio Cunha, jovem missionário na época, retornar de uma viagem aos Estados Unidos, onde participou de um curso de especialização em desenvolvimento comunitário. Com a bagagem adquirida pelo curso, que abordava também uma cosmovisão cristã de desenvolvimento, ele colocou em prática um projeto social para atender a população em situação de risco no Paraná.

Mauricio,  que atualmente ocupa o cargo de Diretor de País na ChildFund Brasil, se inspirou no material ao qual teve acesso durante a viagem para iniciar uma escola bilíngue de desenvolvimento comunitário em Fazenda Rio Grande (PR). Em 1999, ele elaborou a Escola de Desenvolvimento Comunitário via Departamento de Estratégia e Expansão (EDEC), a primeira formação do CADI para empreendedores sociais e missionários e que, posteriormente, se transformou nos Seminários de Desenvolvimento Comunitário (SEDEC) EAD e Imersão.

Na época, os alunos ficavam hospedados nas comunidades de Fazenda Rio Grande, participando do processo formativo em Desenvolvimento Comunitário e também atuavam como voluntários nos projetos e atividades do CADI. Este foi o pontapé inicial para que outras iniciativas sócio-missionárias se aproximassem do CADI de forma orgânica e propusessem a abertura de unidades da organização em outros estados, contribuindo para a formação da Coalizão CADI Brasil.

Expansão de projetos comunitários pelo Brasil

Em 2001, ocorreu a fundação do CADI em Ji-Paraná (RO); em 2006, surgiu o CADI Palhoça (SC); em 2011, o CADI Aratuba (CE); em 2012, foi fundado o CADI Brasil e o CADI Camaçari (BA). Em 2013, foi a vez do CADI Valença  (BA) e, no ano seguinte o CADI Gaibu (PE). Além disso, ocorreu o lançamento do programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes. Em 2016, houve a fundação do CADI Maré (RJ). Nos anos de 2017, 2019 e 2020, recebemos o Prêmio 100 Melhores ONGs para se Doar, maior premiação do Terceiro Setor no País. 

Desde 2013, a Coalizão CADI Brasil atendeu 148.145 pessoas por meio de projetos sociais nas áreas de cidadania e advocacy, cultura, educação e tecnologia, esporte, formação para o mercado de trabalho e geração de renda, em 8 municípios brasileiros. Além disso, o Escritório Nacional do CADI Brasil ofereceu capacitação e consultoria para empreendedores sociais e outras organizações. Todas essas ações ocorrem para que as crianças, adolescentes e as famílias atendidas, e que vivem nas comunidades vulneráveis e pobres do Brasil, tenham acesso aos seus direitos e seus sonhos e vocações sejam potencializadas. 

“Diante de uma cultura que prioriza o curto prazo e os relacionamentos superficiais, neste ano alcançamos uma marca histórica que nos enche de gratidão: há 28 anos, de maneira ininterrupta, servimos dezenas de comunidades pobres no Brasil por meio de nossos projetos. Um trabalho que consolida nosso compromisso de quase três décadas de relacionamento com famílias e comunidades pelo país.  Em um ambiente de desafios extremos, temos experimentado a fidelidade e o cuidado de Deus”, ressalta Marcel Camargo, diretor-executivo do CADI Brasil.

Mesmo com as dificuldades e incertezas causadas pela pandemia, conseguimos nos reinventar para potencializar sonhos e vocações em todo o Brasil. Por isso, nossas unidades irão celebrar o início do nosso trabalho juntamente com o Dia das Crianças. A unidade de Fazenda Rio Grande fará uma festividade especial no dia 11 de outubro, com apresentação de crianças e a presença de parceiros.

 “Além de beneficiar diretamente milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, o CADI tem influenciado centenas de iniciativas de desenvolvimento e empreendedores sociais no Brasil e no mundo através do SEDEC – Seminário de Desenvolvimento Comunitário.  Louvamos a Deus por ter nos sustentado até aqui. Somos gratos a todas as pessoas que nos apoiam em oração e apadrinhando nossas crianças, permitindo que possamos ser uma organização que segue incansável, em direção aos altos ideais de Deus para cada criança e adolescente em situação de vulnerabilidade e risco no Brasil e no mundo. Que venham os próximos 28 anos”, complementa nosso diretor-executivo.

Compartilhe esta notícia:

Contato

Estamos aqui para responder às suas perguntas. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

ESCRITÓRIO NACIONAL

Av. Holanda, 155 – Nações
CEP: 83.823-208
Fazenda Rio Grande/PR

Telefone: (41) 99792-0034

contato@cadi.org.br

NOSSAS REDES SOCIAIS