CADI Brasil realiza lives sobre empreendedorismo social e voluntariado

por | mar 14, 2023 | Uncategorized

Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre intervenções sociais, o CADI Brasil preparou lives, que serão transmitidas no Instagram (@cadibrasil), sobre empreendedorismo social, voluntariado e outros temas pertinentes a estes. Na última quinta-feira (9), a coalizão fez uma live sobre empreendedorismo enquanto a live sobre voluntariado está marcada para o dia 16 de março, às 20:30h. Ambas abordam a importância e os desafios relacionados a essas temáticas com o intuito de colaborar com o repertório de pessoas envolvidas em projetos sociais ou que têm interesse pela área.

Desde sua fundação em 1994, o CADI Brasil trabalha com o tema do empreendedorismo social por meio do Seminário de Desenvolvimento Comunitário (SEDEC), uma formação direcionada a empreendedores sociais cristãos. O SEDEC possui duas modalidades: EAD e Imersão. A primeira é oferecida no formato online com aulas gravadas e ministradas pelo fundador do CADI, Maurício Cunha. Já o SEDEC Imersão ocorre presencialmente na unidade do CADI localizada em Fazenda Rio Grande (PR) e proporciona uma vivência dentro de um projeto de desenvolvimento. Para participar da modalidade, é necessário completar o SEDEC EAD. Durante cinco dias, os alunos do Imersão assistem a aulas práticas sobre organizações sociais e realizam atividades dinâmicas como debates, trabalhos em grupo e interação com a comunidade. Neste ano, o SEDEC Imersão será realizado entre os dias 16 e 22 de julho e está com inscrições abertas.

“O Seminário de Desenvolvimento Comunitário faz parte do ecossistema de formação que o CADI tem desenvolvido nas últimas três décadas para fortalecer o ambiente de empreendedorismo social cristão com o objetivo de expandir e fomentar mais iniciativas por parte de homens, mulheres e suas igrejas para empreenderem projetos que irão produzir impactos positivos em seus contextos, prioritariamente em territórios em situação de vulnerabilidade e risco social. A agenda que buscamos do ponto de vista da abordagem do empreendedorismo é pautada nos princípios da missão e do Evangelho. Por isso, operamos em uma lógica de que o desenvolvimento é integral e vai além das precariedades econômicas, envolvendo também uma inserção total das pessoas em situação de vulnerabilidade nos propósitos de Deus para elas”, afirma Marcel Camargo, diretor-executivo do CADI Brasil.

O voluntariado é uma peça-chave para a continuidade dos projetos de intervenção social. De acordo com a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021, conduzida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), 57 milhões de brasileiros – um terço da população – doaram seu tempo, talento e energia em prol de uma causa em 2021. Em apenas duas décadas, o número de pessoas que já praticou alguma atividade voluntária mais que do que triplicou, passando de 18% para 56% da população. A pesquisa mostra que a grande motivação dos voluntários é a solidariedade, que foi citada por 74% dos participantes.

Os voluntários são uma força motriz para as organizações sociais e um dos grandes desafios é fortalecer programas de voluntariado, mantendo as pessoas engajadas na causa e estimular sua permanência nas instituições. Há diversas pesquisas sobre os benefícios do voluntariado para aqueles que o praticam, as pessoas que o recebem e a sociedade em geral, pois todos saem ganhando quando se privilegia o bem-estar social.  Por isso, especialistas recomendam que os voluntários saibam o impacto do seu trabalho nas comunidades e na vida das pessoas beneficiadas. Este ato de cidadania demonstra o potencial do trabalho coletivo e colabora para a ampliação de direitos e melhor qualidade de vida para todos.

Sobre o CADI Brasil

O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil) é uma coalizão de organizações sociais cristãs que atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família por meio do desenvolvimento comunitário em regiões em situação de vulnerabilidade social. Fundado em 1994, o CADI possui um programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes, atua em ações emergenciais para o enfrentamento à fome e desenvolve projetos sociais com interface na cultura, educação,  esportes, formações técnicas e profissionais,  com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos beneficiados. A OSC atua em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO),  Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE). Mais informações: https://cadi.org.br/

Compartilhe esta notícia:

Contato

Estamos aqui para responder às suas perguntas. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

ESCRITÓRIO NACIONAL

Av. Holanda, 155 – Nações
CEP: 83.823-208
Fazenda Rio Grande/PR

Telefone: (41) 99792-0034

contato@cadi.org.br

NOSSAS REDES SOCIAIS