A programação das lives do CADI Brasil para disseminar conhecimento sobre projetos de desenvolvimento social tem apresentado diversos assuntos relevantes e atuais para empreendedores sociais. Todas as lives são conduzidas por Marcel Camargo, diretor-executivo do CADI Brasil e ficam salvas no Instagram (@cadibrasil), possibilitando que as pessoas acessem os debates posteriormente.
No dia 4 de abril, a organização realizou a live O poder do voluntariado nas ações de impacto social, com Yablans Nascimento. Com vasta experiência em inúmeras instituições do setor social, Yablans já coordenou mais de 10 mil voluntários e liderou mais de 100 campanhas voluntárias. Ele também realiza palestras e treinamentos sobre gestão de voluntariado para ONGs e empresas.
No dia 11 de abril, foi realizada a live Mobilização de recursos, com a participação de Rafael Bandeira, administrador e especialista em gestão de projetos sociais. Rafael é auditor em sustentabilidade corporativa e autor do livro O Deus de todo recurso. Ele compartilhou seus conhecimentos sobre a captação de recursos, tema fundamental para todas as organizações sociais.
ESG e terceiro setor
Já na última quarta (19), Marcel discutiu a Agenda ESG e as oportunidades do terceiro setor com Marcos Franqui, fundador e diretor da Innovates Consultoria. Mestre em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e com MBA em Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcos desenvolveu trabalhos nas áreas de segurança dos alimentos, terceiro setor e sustentabilidade em empresas e organizações por todo o Brasil.
“O ESG – sigla em inglês para Ambiente, Social e Governança – é um assunto que tem crescido muito no mercado e na sociedade como um todo. Temos convicção de que iniciativas de desenvolvimento como o CADI podem contribuir muito com esta agenda e compartilhar os aprendizados de anos de serviço que o terceiro setor possui em contextos de pobreza. Conforme o crescimento desta agenda na sociedade, cada vez mais os fundos de investimentos e empresas irão avaliar projetos e instituições de acordo com critérios que cumpram requisitos mínimos de impacto positivo no meio ambiente, responsabilidade social e qualidade da governança”, observa Marcel.
“O terceiro setor deve estar bem posicionado nesta temática para saber apresentar projetos que atendam estes requisitos e articular este vocabulário de modo eficiente para divulgar iniciativas, estabelecer parcerias estratégicas com governos e empresas fortalecendo a sustentabilidade das instituições. O CADI já tem se preparado para alcançar estes requisitos na formulação de projetos e no alinhamento estratégico da organização. Seguimos acreditando que a ética do Reino de Deus fornece o conteúdo necessário para nosso posicionamento diante das questões atuais sobre o clima, o cuidado com a criação, a pobreza e os direitos das crianças e adolescentes”, completa.
Outra live programada pelo CADI Brasil é Missões Urbanas, Sexualidade e Prevenção em contextos de vulnerabilidade e risco social, que será feita em 24 de abril. A convidada será Andréa Vargas, líder da Missão Avalanche e especialista em temas relacionados à sexualidade. O debate focará no papel da igreja frente ao aconselhamento das pessoas nas questões de identidade sexual.
SEDEC Imersão
Os diálogos que o CADI Brasil tem proporcionado no Instagram são pequenas amostras da sua bagagem no tema do empreendedorismo social. Todos os anos, a organização promove uma formação especialmente desenvolvida para empreendedores sociais cristãos: o Seminário de Desenvolvimento Comunitário (SEDEC), que possui a modalidade EAD e Imersão.
O SEDEC Imersão está com inscrições abertas e ocorrerá entre os dias 16 e 22 de julho no CADI sediado em Fazenda Rio Grande (PR). Os participantes farão uma vivência na região e terão acesso a aulas teóricas e atividades dinâmicas como debates e interação com a comunidade do local.