Acesso ao esporte e a oportunidade para aprender das relações intra e interpessoais

por | nov 28, 2023 | Uncategorized

Parceria entre Arteris e CADI na execução do Projeto Escola de Oportunidades permite que 80 crianças e adolescentes de Fazenda do Rio Grande sejam atendidos 

A Arteris, empresa especializada em gestão de rodovias, é parceira do CADI Fazenda Rio Grande na execução do Projeto Escola de Oportunidades, que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos, através da execução de ações que permitam a melhoria da qualidade de vida, o exercício da cidadania, promoção de direitos e participação social.  

Um projeto bem planejado, que considere as necessidades e demandas da comunidade, pode alcançar em curto prazo resultados de alto impacto na vida de indivíduos. Foi assim que o CADI cuidadosamente implementou o Projeto Escola de Oportunidades, considerando inclusive conceitos metodológicos importantes no seu desenho. O objetivo aqui não é entrar profundamente no método pedagógico, mas salientar a importância e o impacto que projetos planejados como o Escola de Oportunidades produzem na vida das crianças e adolescentes atendidos pelo CADI Fazenda. 

Isso porque quando estudamos sobre métodos pedagógicos, nos encontramos com as inteligências múltiplas de Gardner, que sugere que nós somos seres compostos por múltiplos potenciais intelectuais. Segundo o cientista, todos nascemos com as inteligências múltiplas, mas ao longo da vida tendemos a desenvolver a dominância de uma ou duas, conforme as experiências vivenciadas. Logo passear pela multiplicidade destas inteligências para fortalecer o aprender é de extrema importância no desenvolvimento das crianças e adolescentes. 

A oficina de ginástica acrobática permite aos alunos a vivência da inteligência cinestésica corporal que potencializa a habilidade de controlar o próprio corpo, ter uma boa coordenação motora e equilíbrio. Pois a modalidade esportiva exige de seus praticantes força, coordenação, flexibilidade e equilíbrio. Tendo ainda uma sequência de movimentos planejados, estes são realizados com acompanhamento musical, pedindo a expressão e movimentos do corpo em sincronia, permitindo ainda a habilidade da atenção e o aprendizado do trabalho em equipe, autoconfiança e a confiança no outro.

Desta forma, e em conjunto com a oficina de temas transversais oportuniza aos alunos o fortalecimento das inteligências inter e intrapessoal, permitindo o aprendizado  sobre empatia e a relação com o outro; além do autoconhecimento e aprendizado sobre as emoções, sentimentos, motivações e desejos. Um destaque importante aqui é a parceria estabelecida pelo CADI e a Oliveira Foundation que permite através da metodologia Eu Lidero o desenvolvimento das capacidades pessoais e sociais.

Heloisa Lucio Correia de Morais é aluna do projeto desde abril deste ano na oficina de Ginástica, ela tem 14 anos, em uma das temáticas do Eu Lidero, denominada “Da Reflexão para a Ação, ela expressou o desejo de aprender a lidar com situações desafiadoras de uma maneira mais construtiva e juntos, demais alunos e facilitador, exploraram o conceito de que “meus pensamentos influenciam minhas ações”

Heloisa aprendeu a refletir sobre seus sentimentos, considerar suas opções e planejar uma abordagem equilibrada em situações que desafiam e deixam ela frustrada. No encontro seguinte Heloisa citou que pôs em prática o aprendizado produzido, compartilhou com entusiasmo que havia conseguido agir de maneira mais centrada, e  agora pensava mais antes de agir, não agiu somente pela emoção e pensou bem antes de tomar uma decisão. Essa experiência proporcionou a Heloisa mais confiança em si mesma. 

“Agora eu vou sempre tentar praticar o que aprendemos: pensar, escrever, falar e fazer! Se você está disposto a mudar seu pensamento, você pode mudar seus sentimentos. Se você mudar seus sentimentos, você pode mudar suas ações. E mudar suas ações, com base em bons pensamentos, pode mudar sua vida.”

SOBRE O CADI

O CADI Brasil é uma Coalizão de organizações sociais, que juntas trabalham para potencializar sonhos e vocações, atuando prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família. Fundado em 1994, existe para combater as situações de vulnerabilidade e risco social vivenciadas por crianças e adolescentes que vivem em comunidades pobres no Brasil. 

Para saber mais sobre o CADI, e como você pode contribuir para que centenas de crianças e adolescentes tenham suas histórias transformadas, visite o Como Doar em nosso site cadi.org.br

Para saber mais sobre a Oliveira Foundation e a metodologia Eu Lidero clique aqui 

Compartilhe esta notícia:

Contato

Estamos aqui para responder às suas perguntas. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

ESCRITÓRIO NACIONAL

Av. Holanda, 155 – Nações
CEP: 83.823-208
Fazenda Rio Grande/PR

Telefone: (41) 99792-0034

contato@cadi.org.br

NOSSAS REDES SOCIAIS