Projetos realizados pelo CADI Brasil visam ao desenvolvimento comunitário e à redução da violência

por | dez 21, 2022 | Uncategorized

Entre 2016 e 2020 o Brasil registrou mais de 34 mil mortes violentas e intencionais de crianças e adolescentes, de acordo com um panorama produzido pela UNICEF Brasil e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em todas as faixas etárias, meninos negros foram a maioria das vitímas, e na medida que a idade avança, questões étinicas se itensificam. O relatório mostra que entre 15 e 19 anos de idade, quatro a cada cinco vítimas são garotos e negros.

Outro dado que merece destaque é que na mesma faixa etária de maior incidência, esses garotos morrem em decorrência de ações policiais. Apesar de um grupo ter o maior número de casos, o Brasil tem um aumento no número de crianças de até 4 anos que morreram de forma violenta. Em grande parte dos casos as crianças morreram dentro de casa, sendo vítimas de algum familiar ou conhecido. 

CADI atua em sete estados do Brasil

“Uma das comunidades atendidas pelo CADI é o Complexo da Maré (RJ), e dados coletados pela organização Redes da Maré mostraram que no ano de 2017 as escolas da comunidade fecharam 35 dias por conta de tiroteios que afetaram o território. Caso isso se repita ao longo da educação básica, o aluno terá dois anos e meio a menos de aula em comparação a outro aluno da cidade. Essa é apenas uma das consequências da violência que assola, na maioria das vezes, as populações mais pobres e vulneráveis do Brasil”, explica o diretor-executivo do CADI Brasil, Marcel Lins.

A atuação do CADI Brasil dentro de diversas comunidades do Brasil tem como um dos objetivos evitar que esses números continuem crescendo, pois o desenvolvimento comunitário é um dos aliados no combate à violência. A ONG desenvolve projetos socioeducativos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO),  Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE).

No caso da Maré, a organização tem uma unidade no Morro do Timbau, que atende mais de 250 crianças e adolescentes em ações de cidadania, esporte, cultura e lazer. De acordo com o diretor executivo, as iniciativas do CADI atuam para assegurar um futuro digno para cada criança e adolescente.

“Nossas iniciativas empreendem sob a perspectiva de que cada passo de uma das crianças beneficiárias de atividades, como: permanência na escola, ballet e judô, é um avanço em direção a uma vida longe da violência”.

Confira como ajudar no desenvolvimento comunitário

Grande parte dos projetos da organização abordam os direitos da criança e do adolescente e algumas oficinas são direcionadas a mães para que assegurem o desenvolvimento saudável e seguro de seus filhos e saibam sobre direitos, combate à violência e comunicação não violenta. 

Para ajudar o CADI e, indiretamente contribuir no futuro de uma criança ou adolescente, a ONG lançou uma campanha de doação, que tem por objetivo ajudar, cada vez mais, famílias em situação de vulnerabilidade do país. O novo formato se juntará ao programa de apadrinhamento, que já possui 204 madrinhas e padrinhos. Diferentemente dessa opção, que está disponível e se inicia em R$ 97 mensais, os valores da nova maneira de contribuição iniciam em R$ 10 e é possível escolher doar uma quantia para até um ano. Além dessas opções, confira outras formas de doar: https://cadiweb.com.br/doeagora/doacao

Sobre o CADI Brasil

O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil) é uma coalizão de organizações sociais cristãs que atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família. Fundado em 1994, o CADI existe para combater as situações de vulnerabilidade e risco social vivenciadas por crianças e adolescentes que vivem em comunidades pobres no Brasil, para tanto possui unidades de intervenção social espalhadas pelo Brasil que executam projetos   sociais relevantes em diferentes áreas: cidadania, cultura, educação e tecnologia,  esportes  qualificação para o mercado de trabalho e saúde,  com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos beneficiados. A OSC atua em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO),  Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE). Mais informações: https://cadi.org.br/

Compartilhe esta notícia:

Contato

Estamos aqui para responder às suas perguntas. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

ESCRITÓRIO NACIONAL

Av. Holanda, 155 – Nações
CEP: 83.823-208
Fazenda Rio Grande/PR

Telefone: (41) 99792-0034

contato@cadi.org.br

NOSSAS REDES SOCIAIS