No dia 3 de dezembro, 60 crianças e adolescentes atendidos pelo CADI Maré (RJ) tiveram a honra de realizar uma apresentação no Unicirco Marcos Frota, localizado no parque Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade. Os alunos participaram do projeto Palco Aberto, criado para dar visibilidade a projetos sociais, e realizaram uma apresentação de 30 minutos para o público do circo antes do início do espetáculo. Duas turmas de acroesporte, duas turmas de balé e uma de dança contemporânea mostraram suas habilidades no palco circense diante de amigos, familiares e o restante da plateia.
A experiência inédita ocorreu com a intermediação de Jennifer Rodrigues, professora de ballet e dança contemporânea no CADI Maré e bailarina do Unicirco Marcos Frota, e representou uma ótima oportunidade para apresentar um pouco do trabalho de desenvolvimento comunitário realizado pelo CADI com crianças e adolescentes de regiões vulneráveis economicamente. A apresentação também aproximou ainda mais os familiares dos alunos da organização, já que possibilitou o acompanhamento dos resultados das aulas. Posteriormente, os alunos assistiram ao espetáculo e assistiram à magia das acrobacias circenses que emocionaram os espectadores.
“A participação foi muito importante para o CADI porque, além da questão da visibilidade do projeto, para que as pessoas possam conhecer o trabalho do CADI, também há uma porta que se abre para que as crianças que gostam dessas modalidades ligadas à dança e ao acroesporte tenham possibilidade de conseguir entrar para a escola do circo no futuro”, ressaltou Viviane Tinoco, coordenadora do CADI Maré.
“Alguns alunos se apresentaram pela primeira vez fora da comunidade. Tivemos algumas apresentações na igreja, mas é um lugar mais próximo. Para a maioria dos alunos, foi a primeira apresentação num circo, no palco circense, com a lona. Há também uma diferença de espaço, que é bem maior do que o lugar onde fazemos aula e ensaiamos. As alunas gostaram bastante, se impressionaram com a quantidade de pessoas na plateia e foi uma experiência muito bacana”, disse a professora Jennifer.
“É muito importante se apresentar em outros lugares, faz parte do processo de aprendizado dos alunos. É uma oportunidade de colocar em prática o que eles têm aprendido em sala de aula. Além de poderem se apresentar em um lugar incomum e conhecê-lo, puderam ver outros artistas e é um espaço de troca muito legal. As famílias também acompanharam um pouco do que acontece em sala de aula e a importância disso. O comprometimento e o trabalho em equipe são muito importantes para o processo de formação”, acrescentou.
Sobre o CADI Brasil
O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil) é uma coalizão de organizações sociais cristãs que atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família. Fundado em 1994, o CADI existe para combater as situações de vulnerabilidade e risco social vivenciadas por crianças e adolescentes que vivem em comunidades pobres no Brasil, para tanto possui unidades de intervenção social espalhadas pelo Brasil que executam projetos sociais relevantes em diferentes áreas: cidadania, cultura, educação e tecnologia, esportes qualificação para o mercado de trabalho e saúde, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos beneficiados. A OSC atua em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO), Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE). Mais informações: https://cadi.org.br/