Catorze adolescentes atendidos pela unidade do CADI em Aratuba (CE) concluíram o primeiro módulo do curso Capacita Aí: Produtividade e gestão do tempo. O curso, realizado em parceria com a escola de negócios Voitto (https://www.voitto.com.br/), visa aumentar a qualificação profissional de adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos que vivem em comunidades vulneráveis. Trata-se de um projeto piloto com duração de 12 meses voltado para estudantes da rede pública de educação, com aulas presenciais e on-line.
Na unidade de Aratuba, os adolescentes inscritos no curso têm entre 13 e 16 anos e assistem às aulas durante as manhãs das terças e quintas. Todas as terças-feiras, os alunos também participam de sessões de orientação profissional facilitada por uma psicóloga, que os apoia na construção de caminhos e planos de futuro, incentivando-os a permanecer estudando para o alcance de seus objetivos.
A meta do Projeto Capacita Aí é atender 45 adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social de mais 2 municípios, além de Aratuba (CE), sendo estes Cabo de Santo agostinho (PE) e Complexo da Mare (RJ), através de cursos e mentorias, promovendo o aprendizado técnico para a qualificação profissional e contribuindo para a permanência dos atendidos na escola até a conclusão do Ensino Médio.
A evasão escolar é um problema que se perpetua na educação brasileira e que foi agravada pela pandemia. Em setembro, o UNICEF alertou sobre a urgência de priorizar a educação no Brasil. Um estudo inédito realizado pelo Ipec constatou uma profunda crise na educação do país: 2 milhões de meninas e meninos de 11 a 19 anos, que não concluíram a educação básica, deixaram a escola, o equivalente a 11% do total da amostra pesquisada.
O estudo foi realizado com meninos e meninas de todas as regiões do país e revelou que a evasão escolar afeta principalmente as famílias mais pobres. No total, 11% dos entrevistados não frequentam a escola, sendo que, na classe AB, o percentual é de 4%, enquanto, na classe DE, o percentual chega a 17%, quatro vezes maior.
Capacitação influencia empregabilidade
Outra questão abordada pelo Capacita Aí é a baixa inserção no mercado de trabalho entre jovens. Segundo o IBGE, em 2021, a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos era de 22,8%, enquanto a da população em geral alcançava 11,1%. Com cerca de 12 milhões de desempregados no Brasil, o maior percentual de desocupação foi registrado na faixa etária de 14 a 17 anos, correspondente a 37,2%. O Ministério da Economia apontou que mulheres jovens com pouca qualificação têm menos chance de encontrar um emprego e a evasão escolar é oito vezes maior entre jovens de famílias mais pobres.
“O módulo de Produtividade e gestão do tempo ensinou os alunos a organizarem seu tempo através do planejamento, a terem disciplina para que tenham capacidade de ter uma boa organização no dia a dia. O curso também os instruiu a estabelecer foco e prioridades pessoais, a se adaptar em diversas situações e a desenvolver autoconfiança e proatividade. O módulo foi muito produtivo, as vídeo-aulas têm uma didática excelente, pois conseguiram transmitir todo o conhecimento no tempo adequado. Acreditamos que através da educação os alunos do CADI ARATUBA terão um futuro brilhante”, enfatiza Wilton Varelo, coordenador-executivo da unidade.
Sobre o CADI Brasil
O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil) é uma coalizão de organizações sociais cristãs que atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família por meio do desenvolvimento comunitário em regiões em situação de vulnerabilidade social. Fundado em 1994, o CADI possui um programa de apadrinhamento de crianças e adolescentes, atua em ações emergenciais para o enfrentamento à fome e desenvolve projetos sociais com interface na cultura, educação, esportes, formações técnicas e profissionais, com o objetivo de aumentar a qualidade de vida dos beneficiados. A OSC atua em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO), Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE). Mais informações: https://cadi.org.br/