A Coalizão CADI Brasil
O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral – CADI Brasil é uma coalizão de organizações sociais, fundada em 1994, no município de Fazenda Rio Grande.
Com representatividade e atuação em 07 estados e 07 municípios brasileiros, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Existe para contribuir com o desenvolvimento comunitário, na busca de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável para as novas gerações.
Trabalhamos para a ampliação do impacto positivo em comunidades, fortalecendo pessoas, organizações e iniciativas da sociedade civil, ensinando e aplicando tecnologias de gestão organizacional e socioambiental, agregando valor à dimensão social do ESG de empresas e fundações.
As situações de risco e vulnerabilidade social vivenciadas por crianças e adolescentes que vivem em comunidades vulneráveis e pobres no Brasil, são o principal foco de combate dos projetos sociais transformadores implementados pelas unidades de intervenção social do CADI, com ênfase nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 1, 2, 3, 4, 5, 8, 10 e 16, assegurando às crianças, adolescentes atendidos e suas famílias: acolhimento, aprendizado, fortalecimento dos vínculos, e potencialização das habilidades, contribuindo para o desenvolvimento integral.
Missão
Servir comunidades pobres e vulneráveis no Brasil, implementando projetos e fortalecendo iniciativas sociais transformadoras, por meio de tecnologias sociais, para a ampliação do impacto positivo na vida de crianças, adolescentes e famílias, nas suas comunidades
Visão
Crianças, adolescentes, famílias e comunidades, que vivendo em contexto de pobreza e vulnerabilidade social, constroem histórias de superação para que a sociedade seja mais justa, solidária e sustentável
Valores
Sinalização do Reino de Deus
Compromisso com o pobre e vulnerável
Integridade
Relacionamentos transformadores
Integração familiar
Excelência
Nossa História
O CADI nasceu no ano de 1994, quando Maurício José Silva Cunha, um dos sócios fundadores, retornava ao Brasil após visitar os Estados Unidos e realizar um curso de especialização em desenvolvimento comunitário. Com a bagagem adquirida pelo curso, que abordava também uma cosmovisão cristã de desenvolvimento, Mauricio desenhou um projeto social para atender a população em situação de vulnerabilidade social no Paraná, e o compartilhou com Edson Nepomuceno Barbosa e Antônio Wandscheer, que abraçaram a causa, e juntos no mês de Outubro, fundaram o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral, no município de Fazenda Rio Grande.
O CADI iniciou suas atividades, com a cessão de um terreno de cerca de 7 mil m2 em comodato, com acesso a uma estrutura privilegiada que oportunizou a organização de diversas frentes de atuação. Desta forma começou realizando um diagnóstico simplificado para compreender as demandas da população local, e a partir dos dados identificados implementou projetos que se relacionavam com as necessidades e potencialidades locais, direcionados à:
- desenvolvimento profissional e geração de renda, para mulheres, nas áreas de corte e costura, cabeleireiro e manicure e pedicure;
- saúde, com uma clínica médica odontológica, com oferecimento de atendimentos individuais com clínico geral, e em especialidades como ginecologia, odontologia e psicologia. Além de distribuição de medicamentos e controle nutricional com a pesagem de crianças e adolescentes;
- distribuição de cestas básicas e alimentos para as famílias mais vulneráveis e em situação de extrema pobreza e fome;
- esporte e lazer, direcionados ao atendimento de crianças e adolescentes;
- educação, com a implementação de uma escola de educação infantil e ensino fundamental por princípio, que funcionou de 1995 até o ano de 2013.
Maurício Cunha, inspirado no material ao qual teve acesso em sua especialização, além de implantar o CADI, traduziu conteúdos e implementou uma escola bilíngue de desenvolvimento comunitário em Fazenda Rio Grande, denominada EDEC. A partir dessa experiência, o CADI se tornou uma organização que se expandiu para outras regiões do Brasil, transformando a realidade de milhares de famílias ao longo de 28 anos.
Ao mesmo passo que a atuação local para o desenvolvimento das comunidades em Fazenda Rio Grande seguia sendo inovada e crescendo ao longo dos anos, em 2000, ocorreram as primeiras turmas do Seminário de Desenvolvimento Comunitário – SEDEC em João Pessoa – PB, versão reduzida da escola de desenvolvimento comunitário.
No ano seguinte, foi fundada a segunda unidade do CADI, em Ji-Paraná – RO. Em 2006, ocorreu a fundação do CADI Palhoça – SC e, cinco anos depois, do CADI Aratuba – CE.
O ano de 2012 marcou a criação da Coalizão CADI Brasil e do Escritório Nacional, com sede em Curitiba – PR, e também do CADI Camaçari – BA. Em 2013, a unidade do CADI em Valença – BA foi inaugurada e, em 2014, surgiu a unidade de Gaibu – PE. E por fim, em 2016, o CADI começou sua atuação no Complexo da Maré – RJ.
Em 2017, o CADI Brasil foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs do país, maior prêmio nacional do Terceiro Setor. A conquista ocorreu novamente nos anos de 2019 e 2020.
Nos anos de 2020 e 21, com os desafios da pandemia por COVID-19, o CADI Brasil se reorganizou rapidamente para atender as demandas e necessidades emergências das famílias das crianças e adolescentes atendidas pelas unidades do CADI. Além de prover itens de necessidade básica para o público já inscrito em seus projetos, ampliou o atendimento para famílias para subsidiar itens de higiene, alimentos, máscaras, cobertores, gás e filtros para acesso à água.
No ano de 2021, por uma questão estratégica e de território, a unidade do CADI em Rondônia depois de 20 anos de serviços ininterruptos, migrou de Ji-Paraná para Porto Velho – RO.
Nos anos de 2021 e 22 as unidades do CADI passaram a ser atendidas pelo Escritório Nacional num projeto de aceleração nas temáticas de gestão: aspectos jurídicos, financeiros, fiscais, gestão de projetos e de pessoas, para qualificar, preparar os projetos e ampliar impacto, para a retomada dos atendimentos presenciais das crianças, adolescentes e suas famílias.
Ainda no ano de 2022 o CADI ficou entre as 200 melhores ONGs para se doar no país, ranking organizado pelo Prêmio Melhores ONGs, do Instituto Doar.
No ano de 2023 por meio de uma definição estratégica foi descontinuada a atuação da unidade do CADI em Camaçari, BA, e desde então, a Coalizão CADI Brasil é formada por 7 organizações sociais que atuam em 07 estados e 07 municípios brasileiros, com foco prioritário no atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias.
Seguimos juntos, transformando o mundo, uma vida de cada vez!
Nossa Governança e Lideranças
Diretoria
Vice Presidente: TERESA CRISTINA BELCHIOR DOS SANTOS
Diretor Administrativo: SAMUEL EBERLE DOS SANTOS
Diretor Financeiro: BRIAN SAMUEL HEAP
Conselho Fiscal:
1) Stephen Kunihiro;
2) Nelson da Costa Monteiro;
3) Patrick James Reason
Equipe executiva Escritório Nacional
Dâmaris Durães | Comunicação damaris.duraes@cadi.org.br
Clayton Cavalheiro | Administrativo e Financeiro clayton.cavalheiro@cadi.org.br
Carla Andrade | Desenvolvimento organizacional carla.andrade@cadi.org.br
Cláudia Krüger | Analista Pessoas e Cultura claudia.kruger@cadi.org.br
Marcel Camargo | Coordenador Executivo marcel.camargo@cadi.org.br