Desde a fundação do CADI em 1994, o Seminário de Desenvolvimento Comunitário (SEDEC) sempre foi a principal iniciativa de nossa organização para a formação de empreendedores sociais cristãos. No início das operações do CADI no município de Fazenda Rio Grande (PR), edições do SEDEC foram realizadas presencialmente. A primeira turma se formou em 1997 e, desde então, centenas de pessoas foram impactadas pelo SEDEC no Brasil. Devido ao sucesso da metodologia aplicada, igrejas e agências missionárias solicitaram que o CADI formasse suas equipes de campo, permitindo a multiplicação da visão de trabalho comunitário em uma perspectiva cristã. Assim contribuímos com a formação de equipes em Angola, Senegal, Bolívia e Moçambique.
Em julho, depois de dois anos de intervalo, retornamos ao formato presencial, aplicando um modelo de jornada de aprendizagem que denominamos SEDEC Imersão, que formou uma turma composta por 13 pessoas de diversas partes do Brasil entre os dias 14 e 20 de julho. Para ingressar no SEDEC Imersão, todos os inscritos concluíram o SEDEC EAD, uma formação de caráter intensivo oferecida no formato online com aulas gravadas e ministradas pelo fundador do CADI, Maurício Cunha.
A modalidade aborda dilemas relacionados à superação da pobreza em ambientes de alto risco, ofertando uma resposta consistente aos desafios enfrentados na rotina de gestores de projetos e ações comunitárias. Nela, eles tiveram acesso a quatro módulos sobre a prática cristã, planejamento, transformação e desenvolvimento comunitário. São 36 aulas distribuídas em 16 horas em conteúdos como: o papel da igreja nas políticas públicas, elaboração de projetos de intervenção social, diagnóstico comunitário e a igreja e a justiça social. Os alunos que participaram do EAD podem acessar as aulas durante um ano. (Caso queira conhecer um pouco mais sobre a formação, acesse sedec.org.br)
Aulas dinâmicas e interativas
Já o SEDEC Imersão é a segunda fase da formação e oferece uma experiência vivencial dentro da realidade de um projeto de desenvolvimento. Antes de iniciarem essa etapa, os estudantes recebem o livro O reino entre nós: transformação de comunidades pelo Evangelho Integral, escrito por Maurício Cunha e Beth Wood. Com prefácio do pastor Antônio Carlos Costa, a obra representa um eixo norteador para quem trabalha com desenvolvimento comunitário e projetos sociais no Brasil e sua leitura é obrigatória para iniciar a Imersão.
Em seguida, os participantes se hospedam na unidade do CADI localizada na Fazenda Rio Grande e frequentam aulas acerca de temáticas práticas das organizações sociais durante cinco dias. Eles praticam os princípios, diretrizes e ferramentas aprendidos na teoria, recebem materiais didáticos e também uma revisão do conteúdo teórico com a presença dos professores de maneira dinâmica e participativa. A metodologia utiliza três livros de apoio e contém trabalhos em grupo, debates, relacionamento com a comunidade e alto nível de interação entre os estudantes. Além disso, os alunos experimentam o Projeto-Semente: uma experiência prática de planejamento e intervenção social.
Após a conclusão do SEDEC EAD e do SEDEC Imersão, os alunos recebem um certificado de participação emitido pelo CADI com carga horária de 72 horas de aulas. Para receber a certificação, é preciso completar todo ciclo de formação para empreendedores sociais cristãos que o CADI tem desenvolvido e realizado ao longo das últimas duas décadas.