A Coalizão CADI Brasil

O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral – CADI Brasil é uma coalizão de organizações sociais cristãs, fundado em 1994, no município de Fazenda Rio Grande – PR.

Com representatividade e atuação em 07 estados e 08 municípios brasileiros, nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.

Existimos para que crianças e adolescentes tenham acesso aos seus direitos, potencializando seus sonhos e vocações.

Valorizamos as demandas e necessidades das comunidades onde atuamos, especialmente aquelas em relação aos direitos das crianças e adolescentes, e trabalhamos em rede para que todos: famílias, comunidades e sociedade se sintam parte ativa no processo de transformação, desenhando e implementando projetos relevantes para cada contexto de atuação.

Trabalhamos combatendo as situações de risco e vulnerabilidade social vivenciadas por crianças e adolescentes que vivem em comunidades vulneráveis e pobres no Brasil, implementando projetos sociais transformadores, com ênfase em cidadania, cultura, educação e tecnologia, esporte e qualificação para o mercado de trabalho, os quais asseguram  às crianças, adolescentes atendidos e suas famílias: acolhimento, aprendizado, fortalecimento dos vínculos, e potencializa suas habilidades, contribuindo para o desenvolvimento integral.

Missão

Prestar assistência, promover o acesso aos direitos e facilitar o desenvolvimento integral de pessoas e famílias em contexto de vulnerabilidade social, gerando transformação

Visão

Ser referencial de excelência como coalizão de organizações cristãs que atuam em ações transformadoras

Valores

Sinalização do Reino de Deus;
Compromisso com o pobre e vulnerável;
Integridade;
Relacionamentos transformadores;
Integração familiar;
Excelência

Nossa História

O CADI nasceu no ano de 1994, quando Maurício José Silva Cunha, um dos sócios fundadores, retornava ao Brasil após visitar os Estados Unidos e realizar um curso de especialização em desenvolvimento comunitário. Com a bagagem adquirida pelo curso, que abordava também uma cosmovisão cristã de desenvolvimento, Mauricio desenhou um projeto social para atender a população em situação de vulnerabilidade social no Paraná, e o compartilhou com Edson Nepomuceno Barbosa e Antônio Wandscheer, que abraçaram a causa, e juntos no mês de Outubro, fundaram o Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral, no município de Fazenda Rio Grande. 

O CADI iniciou suas atividades, com a cessão de um terreno de cerca de 7 mil km em comodato, com acesso a uma estrutura privilegiada que oportunizou a organização de diversas frentes de atuação. Desta forma começou realizando um diagnóstico simplificado para compreender as demandas da população local, e a partir dos dados identificados implementou projetos que se relacionavam com as necessidades e potencialidades locais, direcionados à:

  • desenvolvimento profissional e geração de renda, para mulheres, nas áreas de corte e costura, cabeleireiro e manicure e pedicure;
  • saúde, com uma clínica médica odontológica, com oferecimento de atendimentos individuais com clínico geral, e em especialidades como ginecologia, odontologia e psicologia. Além de distribuição de medicamentos e controle nutricional com a pesagem de crianças e adolescentes;
  • distribuição de cestas básicas e alimentos para as famílias mais vulneráveis e em situação de extrema pobreza e fome;
  • esporte e lazer, direcionados ao atendimento de crianças e adolescentes;
  • educação, com a implementação de uma escola de educação infantil e ensino fundamental por princípio, que funcionou de 1995 até o ano de 2013.

Maurício Cunha, inspirado no material ao qual teve acesso em sua especialização, além de implantar o CADI, traduziu conteúdos e implementou uma escola bilíngue de desenvolvimento comunitário em Fazenda Rio Grande, denominada EDEC. A partir dessa experiência, o CADI se tornou uma organização que se expandiu para outras regiões do Brasil, transformando a realidade de milhares de famílias ao longo de 28 anos. 

Ao mesmo passo que a atuação local para o desenvolvimento das comunidades em Fazenda Rio Grande seguia sendo inovada e crescendo ao longo dos anos, em 2000, ocorreram as primeiras turmas do Seminário de Desenvolvimento Comunitário – SEDEC em João Pessoa – PB, versão reduzida da escola de desenvolvimento comunitário.

No ano seguinte, foi fundada a segunda unidade do CADI, em Ji-Paraná – RO. Em 2006, ocorreu a fundação do CADI Palhoça – SC e, cinco anos depois, do CADI Aratuba – CE.

O ano de 2012 marcou a criação da Coalizão CADI Brasil e do Escritório Nacional, com sede em Curitiba – PR, e também do CADI Camaçari – BA. Em 2013, a unidade do CADI em Valença – BA foi inaugurada e, em 2014, surgiu a unidade de Gaibu – PE. E por fim, em 2016, o CADI começou sua atuação no Complexo da Maré – RJ.

Desde 2016 a Coalizão CADI Brasil é formada por 9 nove organizações sociais que atuam em 07 estados e 08 municípios brasileiros, com foco prioritário no atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias.

Em 2017, o CADI Brasil foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs do país, maior prêmio nacional do Terceiro Setor. A conquista ocorreu novamente nos anos de 2019 e 2020.

Nos anos de 2020 e 21, com os desafios da pandemia por COVID-19, o CADI Brasil se reorganizou rapidamente para atender as demandas e necessidades emergências das famílias das crianças e adolescentes atendidas pelas unidades do CADI. Além de prover itens de necessidade básica para o público já inscrito em seus projetos, ampliou o atendimento para famílias para subsidiar itens de higiene, alimentos, máscaras, cobertores, gás e filtros para acesso à água.

No ano de 2021, por uma questão estratégica e de território, a unidade do CADI em Rondônia depois de 20 anos de serviços ininterruptos, migrou de Ji-Paraná para Porto Velho – RO.

Nos anos de 2021 e 22 as unidades do CADI passaram a ser atendidas pelo Escritório Nacional num projeto de aceleração nas temáticas de gestão: aspectos jurídicos, financeiros, fiscais, gestão de projetos e de pessoas, para qualificar, preparar os projetos e ampliar impacto, para a retomada dos atendimentos presenciais das crianças, adolescentes e suas famílias.

Ainda no ano de 2022 o CADI ficou entre as 200 melhores ONGs para se doar no país, ranking organizado pelo Prêmio Melhores ONGs, do Instituto Doar.

Existimos para que crianças e adolescentes que vivem nas comunidades vulneráveis e pobres do Brasil tenham acesso aos seus direitos. Nosso propósito é contribuir para transformações que gerem resultados contínuos através de projetos sociais que envolvam as famílias, as comunidades e a sociedade, na manutenção de ambientes de proteção, cuidado e empoderamento das crianças e adolescentes.

Seguimos juntos, transformando o mundo, uma vida de cada vez!

Nossa Governança e Lideranças

Diretoria

Presidente: CARLOS EDUARDO ARENT
Vice Presidente: TERESA CRISTINA BELCHIOR DOS SANTOS
Diretor Administrativo: SAMUEL EBERLE DOS SANTOS
Diretor Financeiro: BRIAN SAMUEL HEAP

Conselho Fiscal:
1) Stephen Kunihiro;
2) Nelson da Costa Monteiro;
3) Patrick James Reason

Equipe executiva Escritório Nacional

Dâmaris Durães > Comunicação > damaris.duraes@cadi.org.br
Kellyn Cordeiro > Administrativo Financeiro > kellyn.cordeiro@cadi.org.br
Carla Andrade > Desenvolvimento organizacional > carla.andrade@cadi.org.br
Cláudia Krüger > Analista Pessoas e Cultura > claudia.kruger@cadi.org.br
Marcel Camargo > Coordenador Executivo > marcel.camargo@cadi.org.br