CADI BRASIL: Conheça um pouco da nossa história

por | nov 2, 2022 | Uncategorized

O Centro de Assistência e Desenvolvimento Integral (CADI Brasil) é uma coalizão de organizações sociais cristãs que atua prioritariamente na proteção à infância, à adolescência e à família por meio do desenvolvimento comunitário em regiões em situação de vulnerabilidade social. Fundado em 1994, o CADI existe para combater situações de risco e vulnerabilidade social vivenciadas por crianças e adolescentes que moram em comunidades pobres no Brasil. As unidades de intervenção social da Osc estão distribuídas em sete estados e oito municípios: Valença (BA), Camaçari (BA), Gaibu (PE), Porto Velho (RO),  Maré (RJ), Fazenda Rio Grande (PR), Palhoça (SC) e Aratuba (CE).

A partir das unidades, o CADI Brasil executa projetos sociais transformadores, com ênfase em cidadania, cultura, educação e tecnologia, esporte e qualificação para o mercado de trabalho, os quais asseguram  às crianças, adolescentes atendidos e suas famílias: acolhimento, aprendizado, fortalecimento dos vínculos, e potencializa suas habilidades, contribuindo para o desenvolvimento integral e para a garantia de direitos. 

O CADI nasceu no ano de 1994 no município de Fazenda Rio Grande. Mauricio Cunha, jovem missionário na época, retornou ao Brasil após visitar os Estados Unidos e realizar um curso de especialização em desenvolvimento comunitário. Com a bagagem adquirida pelo curso, que abordava também uma cosmovisão cristã de desenvolvimento, Mauricio teve a ideia de criar um projeto social para atender a população em situação de vulnerabilidade social no Paraná.

Maurício, que atualmente é diretor da ChildFund Brasil, inspirado no material ao qual teve acesso durante a viagem, traduziu conteúdos e implementou uma escola bilíngue de desenvolvimento comunitário em Fazenda Rio Grande (PR). A partir dessa experiência, o CADI se tornou uma organização que se expandiu para outras regiões do Brasil, transformando a realidade de milhares de famílias ao longo de 28 anos. 

Em 2000, ocorreram as primeiras turmas do Seminário de Desenvolvimento Comunitário (SEDEC) em João Pessoa (PB). No ano seguinte, foi fundada a segunda unidade do CADI, em Ji-Paraná, Rondônia. Em 2006, ocorreu a fundação do CADI Palhoça (SC) e, cinco anos depois, do CADI Aratuba (CE). 

O ano de 2012 marcou a fundação do Escritório Nacional e da Coalizão CADI Brasil, e também do CADI Camaçari (BA). Em 2013, a unidade de Valença foi inaugurada (BA) e, em 2014, surgiu a unidade de Gaibu (PE). Em 2016, o CADI começou sua atuação no Complexo da Maré (RJ).

Em 2017, a organização foi reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do país, maior prêmio nacional do Terceiro Setor. A conquista ocorreu também nos anos de 2019 e 2020.

Compartilhe esta notícia:

Contato

Estamos aqui para responder às suas perguntas. Se você tiver alguma dúvida, deixe-nos uma mensagem. Entraremos em contato com você o mais breve possível.

ESCRITÓRIO NACIONAL

Av. Holanda, 155 – Nações
CEP: 83.823-208
Fazenda Rio Grande/PR

Telefone: (41) 99792-0034

contato@cadi.org.br

NOSSAS REDES SOCIAIS